Notícias

Documentário mostra violações trabalhistas em plantações de café de Minas Gerais

Trabalho escravo em lavouras de café em Minas Gerais é denunciado pelo minidocumentário – Lilo Clareto/Repórter Brasil

“Mancha do café”, da Oxfam Brasil, traz dados sobre o resgate de pessoas em trabalho análogo à escravidão em lavouras

As condições de trabalho nas plantações de café em Minas Gerais é o tema de “Mancha de Café”, minidocumentário que a Oxfam Brasil lançou na última quinta-feira (25). No filme, casos de violações trabalhistas e dados impressionantes sobre resgate de pessoas em condições análogas à escravidão.

O minidocumentário utiliza dados e informações de um amplo levantamento, feito pela Oxfam Brasil, sobre as condições de trabalho nas lavouras de café em Minas Gerais, que foi lançado em julho deste ano.

Durante o filme, trabalhadores resgatados e sindicalistas falam sobre as mazelas impostas pelos fazendeiros da região e as condições a que estão submetidos no trabalho, como baixo salários, instalações precárias, desrespeito aos direitos das mulheres, informalidade empregatícia e falsas promessas dos empresários do café.

O levantamento da Oxfam mostra que, em 2020, 140 trabalhadores foram resgatados em lavouras de café em condições análogas a escravidão. Todos, em Minas Gerais. O filme mostra, também, como grandes marcas do setor, supermercados e cooperativas contribuem para as péssimas condições de trabalho.

De acordo com a produção, grande parte da precariedade das condições de trabalho nas lavouras de café em Minas Gerais, se dá por conta da ausência de atividade sindical na região.

Assista ao filme, na íntegra:

Edição: Vivian Virissimo
Fonte: Brasil de Fato

Arquivos anteriores

Sindicalize-se

Se você é trabalhador do comércio da cidade de Passo Fundo ou da nossa região, procure o sindicato e descubra a importância da nossa organização.
Não fique só, fique sócio!

Clique aqui para fazer o download da ficha de inscrição (pdf)

Tags Populares

Localização

Endereço

Rua Moron, 1731, 4º andar - Centro
Cep: 99010-032
Passo Fundo - RS
(54) 3311-1434
(54) 3317-1930
secpf@secpf.com.br